Synesthesia Vision

Como seria sua vida se tudo que vocês enxergassem
do mundo fosse apenas uma tela preta?

Pensando nessa situação, os

Óculos Sensoriais para Cegos - Synesthesia Vision

buscam proporcionar ao cego autonomia e segurança no seu deslocamento, através do desenvolvimento de uma tecnologia, que é complementar às bengalas, tornando assim sua experiência de vida mais independente e confortável.

A bengala é a tecnologia assistiva mais utilizada pelos cegos por ser segura, barata e também sinalizadora da cegueira. Porém...

Ela tem uma limitação:
Não conseguir localizar obstáculos acima da linha da cintura.

Bengala

Diante de tudo isso, buscamos investigar o uso da Ecolocalização e do Som Binaural como princípios para o desenvolvimento de óculos sensoriais que possibilitem uma espécie de visão Sinestésica do mundo, ou seja, que permita que a audição seja os olhos de um cego.

Ecolocalização?
Som Binaural?
Sinestesia?

Nos acompanhe abaixo e entenda os conceitos que inspiraram o projeto!

O que é Sinestesia? É a relação de planos sensoriais diferentes: por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o tato. 
                O termo é usado para descrever uma figura de linguagem e uma série de fenômenos provocados por uma condição neurológica. Já o Áudio Binaural é um recurso imersivo que 
                localiza o áudio em volta de quem está ouvindo, simulando como um humano consegue captar os sons naturalmente  e saber sua origem. E Ecolocalização é um fenômeno que 
                consiste na emissão de ondas sonoras para obter informações sobre o ambiente. Ao emitir um som, ele ecoa pelo local até que retorne para o ponto inicial. Assim, realizamos
                cálculos para saber a distância aproximada de um canto a outro.

Um Histórico da Nossa Evolução

Tivemos até então 3 fases.

Começando por Mark I.
Foi nossa prova de conceito!

Desenvolvido em meados de 2015 utilizando componentes eletrônicos baratos em uma sucata de óculos escuro. Os feedbacks dos cegos que testaram o nosso equipamento foram muito positivos.

Buscando aperfeiçoar!
Caminhamos para o Mark II, em 2018.

Esse se tornou um protótipo que utilizava óculos impresso em impressora 3D, componentes eletrônicos mais precisos, um algoritmo de geração de som binaural muito melhor e um aplicativo que fornece informações complementares para o usuário.

De 2021 pra cá estamos com o Mark III

Seguindo com o aperfeiçoamento e com a proposta da produção comercial desse equipamento. Esse utiliza placa de circuito impresso! O que o torna muito mais leve, confortável e bonito por eliminar a maior parte dos fios.

Conheça a Equipe Visionária por Trás

Coordenadores do projeto

Bolsistas colaboradores do projeto

Allamy Monteiro

Analista de Desenvolvimento de Sistemas

Caroline Medeiros

Analista de Desenvolvimento de Sistemas

Estevão Pereira

Mecânica

Felipe Oliveira

Eletrônica

Isaque Domingos

Eletrônica

Jailson Pessoa

Eletrônica

Michael Barney

Especialista em I.A. Conversacional

Ryan Morais

Eletrônica