SYNESTHESIA NA MÍDIA

Projetos focados em inovação e tecnologia são premiados em Brasília
Ganhador do Prêmio Inova 2025, projeto de óculos sensoriais desenvolvido pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), campus Recife, se destaca nacionalmente ao promover acessibilidade e autonomia para pessoas com deficiência visual, unindo inovação tecnológica ao compromisso social com a inclusão.
CONFIRA
'Óculos sensoriais' identificam obstáculos e ajudam locomoção de pessoas cegas; projeto vence prêmio nacional
Aparelho é instalado nos óculos e complementa uso da bengala. Dispositivo avisa com som e vibração sobre obstáculos acima da linha da cintura do usuário. Ganhador do Prêmio Inova 2025, projeto de óculos sensoriais desenvolvido pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), campus Recife, se destaca nacionalmente ao promover acessibilidade e autonomia para pessoas com deficiência visual, unindo inovação tecnológica ao compromisso social com a inclusão.
CONFIRA
Óculos sensoriais para cegos desenvolvidos pelo IFPE receberão premiação em Brasília
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), campus Recife, desenvolveu óculos sensoriais que auxiliam pessoas com deficiência visual na detecção de obstáculos, ampliando a segurança e autonomia dos usuários. O projeto, que deu origem à startup Synesthesia Vision, foi finalista do Prêmio Inova 2025, em Brasília, e vem se destacando pelo impacto social e pela inovação tecnológica voltada à acessibilidade.
CONFIRA
Prêmio Inova 2025
Synesthesia Vision ganha destaque na TV Globo por inovação em acessibilidade. Colaboradores do projeto explicam o funcionamento e a importância do dispositivo, desenvolvido para pessoas com deficiência visual.
CONFIRA
Óculos sensorial desenvolvido pelo IFPE para pessoas com deficiência visual é premiado em Brasília
Desenvolvido para auxiliar pessoas com deficiência visual, o projeto foi reconhecido por sua inovação em tecnologias assistivas. O dispositivo utiliza sensores para identificar obstáculos e promover maior autonomia e segurança na mobilidade.
CONFIRA
Primeira startup do IFPE é destaque no Web Summit Lisboa 2024
A professora Aida Araújo marcou presença na Web Summit 2024 em Lisboa como destaque na área de tecnologias assistivas. O evento reuniu 400 empresas e 30 startups. O projeto SynesthesiaVision foi a primeira startup nascida do IFPE à participar de um evento internacional.
CONFIRA
Projeto inovador de tecnologia assistiva do IFPE participa do Web Summit Lisboa 2024
A professora Aida Araújo marcou presença na Web Summit 2024 em Lisboa como destaque na área de tecnologias assistivas. O evento reuniu 400 empresas e 30 startups. O projeto SynesthesiaVision foi a primeira startup nascida do IFPE à participar de um evento internacional.
CONFIRA
Visita ao EREM Profª Helena Pugó
A equipe foi convidada para apresentar uma oficina de tecnologia assistiva e mostrar o dispositivo SynesthesiaVision para os alunos do EREM Profª Helena Pugó.
CONFIRA
Oficina na SNCT 2024
Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a equipe do SynesthesiaVision apresentou uma oficina com o tema "Inclusão em forma de tecnologia assistiva". A equipe pôde mostrar o uso do arduino de forma prática e como ele pode ser usado na construção de tecnologias assistivas.
CONFIRA
Convocação Web Summit Lisboa 2024
O projeto, coordenado desde 2015 pela professora do IFPE Recife Aida Araújo, desenvolveu uma versão comercial dos óculos sensoriais para pessoas com deficiência e foi selecionado para participar do Web Summit, em Lisboa.
CONFIRA
Visita ao Instituto dos Cegos 2024
Nossa equipe teve a incrível oportunidade de testar nossos óculos sensoriais no Instituto de Cegos Antonio Pessôa de Queiroz. Foi uma experiência emocionante onde conectamos tecnologia e empatia para abrir novas perspectivas!
CONFIRA
Artigo na SBSC 2024
Esse trabalho visa abordar os desafios e aprendizados encontrados na execução de um projeto focado em desenvolvimento de tecnologia assistiva para a locomoção segura de cegos.
CONFIRA
FEBRACE 2023
A equipe formada por Lucas Alves, Marcelo Henrique e Ryan Gomes apresentaram virtualmente o projeto de "Desenvolvimento de Placa de Circuito Impresso para Bengala Sensorial" para avaliadores da FEBRACE.
CONFIRA
Oficinas Synesthesia Vision 2022
No dia 29 de Julho a equipe do projeto Oficinas Synesthesia Vison , do Grendes&Labgeo ministrou a oficina "Utilização de Arduíno para desenvolver tecnologias para o meio ambiente", como parte do evento que contempla a Semana do Meio Ambiente do IFPE - Campus Cabo de Santo Agostinho.
CONFIRA
Oficinas ingrediente X 2022
A oficina ingrediente X visou desenvolver o interesse de estudantes dos anos finais do ensino fundamental II pela programação de computadores.
CONFIRA
Mostra Nacional de Robótica 2022
Houve a aprovação do trabalho intitulado: "Desenvolvimento de Placa de Circuito Impresso para Bengala Sensorial". Foi evoluido o modelo da bengala sensorial trabalhada na versão de 2021.
CONFIRA
Mostra Nacional de Robótica 2021
Houve a aprovação do trabalho intitulado: "BENGALA SENSORIAL PARA CEGOS - SYNESTHESIA VISION" (pág. 40). Na qual foi premiado com "Mérito Técnico". Foi desenvolvido um novo conceito de bengala sensorial que visa substituir o modelo tradicional algo menor e que ofereça mais recursos.
CONFIRA
Mostra Nacional de Robótica 2020
Houve a aprovação dos trabalhos intitulados: "SYNESTHESIA VISION - BENGALA SENSORIAL" (pág. 236) e "SYNESTHESIA VISION - SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO" (pág. 239). Ambos trabalhos dão enfase em auxiliar a locomoção segura de pessoas cegas.
CONFIRA
Mostra Nacional de Robótica 2019
Houve a aprovação do trabalho intitulado: "SYNESTHESIA VISION" (pág. 340). Na qual foi premiado com "Mérito Social". Primeira publicação do trabalho na MNR onde se iniciou o desenvolvimento dos óculos que viria a ser aprimorado nos anos seguintes.
CONFIRA
Web for all 2017
Em abril de 2017, Michael Barney, na época estudante integrante do projeto, esteve na Austrália para apresentar o protótipo dos óculos em um congresso de tecnologia.
CONFIRA